Entrada seta Arquivo até 2010 seta Rescaldo - II MARATONA CIDADE DE VIANA - 2009

Newsletter






Rescaldo - II MARATONA CIDADE DE VIANA - 2009 PDF Imprimir e-mail
30-Mai-2009

No passado dia 30-05-09, participei na II Maratona Cidade Saudável, em Viana do Castelo. Esta era uma maratona que esperava com alguma ansiedade pois gostava de conhecer a região e já no ano anterior tinha tentado estar presente e não consegui. O custo de inscrição de 15€ e com um Jersey incluído também foi um dos factores que me levaram a participar.

Na semana anterior recebi o meu kit de participação (dorsal+Jersey) em casa e no sábado às 6h30m da manhã lá arrancámos, eu e o amigo Victor Marcelo (Vitrax), em direcção à bela cidade de Viana do Castelo. Por esta altura o termómetro marcava 28º e fazia prever o que aí vinha.

Depois de uma viagem de 2 horas chegámos ao destino. Preparamos as máquinas e lá fomos nós. Como ainda era cedo começámos por fazer um aquecimento junto ao rio antes de entrar no recinto fechado (controlo 0). Aqui estava disponível, para quem quisesse fazer um aquecimento, bicicletas de Spinning, e imediatamente antes da partida uma “warm up” ministrada por instrutores de um ginásio patrocinador do evento.

A partida inicialmente marcada para as 10h, acabou por acontecer já perto das 10h30m e sob o protesto da grande maioria dos participantes já que o calor cada vez apertava mais.
O percurso era bastante durinho mas bonito estando razoavelmente bem marcado. Saímos do centro de Viana e começamos desde logo a subir cerca de 15km em direcção ao monte de St.ª Luzia e às serras e vales circundantes, onde o percurso maioritariamente em pedra e o enorme calor calor que cada vez mais se fazia sentir iam deixando marcas. A parte final era descer em direção ao mar e rolar pela costa até Viana.
Quanto a reforços, a organização não estava preparada para tanto calor e não teve àgua suficiente nos reforços para o pessoal, tendo havido bastante queixas nesse sentido. Fruta (bananas, laranjas e maçãs) e doces havia bastantes mas o pessoal queria era àgua, muita àgua…
O almoço também não correu muito bem, grelhados e uma espécie de arroz servidos numa tenda do exército (sauna) não é solução. Ainda para mais deixando acabar o vinho e a cerveja…
Na minha opinião organização terá muito a melhorar. Houve uma preocupação muito com o marketing e com a publicidade à volta da prova e muito pouco com a prova em si e com os participantes. Não posso aceitar que um evento que tinha uma logística tão grande, não possa incluir a lavagem de bicicletas...
Vou querer voltar a Viana do Castelo para fazer BTT, mas tenho dúvidas se voltarei a participar nesta maratona …

 

 

 

Escrito por: Marco Cação

 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >